Informação

sábado, 1 de agosto de 2009

Projeto AABB Ambiental









Trilha Ecológica



Culmina na formação de uma trilha ecológica utilizando o espaço físico ainda não explorado do AABB Comunidade que é uma mata ciliar.
A partir daí surge a necessidade do conhecimento do espaço que será utilizado com os educandos.
Em conjunto com os educandos, foi elaborado a conscientização do ambiente e a importância da sua preservação.
Houve visita dos professores envolvidos e coordenador, onde foram traçadas as metas para desenvolvimento e reconhecimento da trilha e limpeza do ambiente.
Feito o roteiro da trilha, criou-se grupos para construção e recolhimento de materiais recicláveis, lixo e outros objetos, iniciando assim a limpeza da represa com os educandos e do córrego que a alimenta, continuou-se com formação das trilhas preservando o máximo a natureza, para não haver dificuldade no acesso, houve a necessidade da elaboração e construção de 02 pontes com materiais encontrados em próprio ambiente da mata ciliar (bambu, cipó, pedaços de madeira seca e material recolhido como lixo, pet’s, arames, etc).
Terminada a trilha e as pontes de acesso, iniciamos o passeio ecológico e a conscientização da preservação com todas as turmas, após todo o roteiro com os educandos houve um debate sobre a elaboração e construção do projeto Meio Ambiente.


__________________________________________________




Mata ciliar

Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.


Para que serve a Mata cicilar?






para que preservar as Matas Ciliares?

- Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
- Formar corredores para a biodiversidade
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
- Conservar o solo
- Auxiliar no controle biológico das pragas
- Equilibrar o clima
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo
- Manter a harmonia da paisagem
- Melhorar a qualidade de vida

Legislação

A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação.e. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água. A tabela apresenta as dimensões das faixas de mata ciliar em relação à largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

Tempos Modernos

___________________________________________________________ Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Bem vindos!

Este blog tem o proposito levar até você algumas informações sobre os trabalhos realizados por mim no Programa Integração
AABB comunidade de São Mateus ES.

Inclusão

Inclusão
Inclusão

Partitura

Filme da Trilha Meio ambiente

Entrevista com Balizas